Wasabi
Wasabi, também conhecido como raiz-forte japonesa ou wasábia, é um tempero muito picante em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta wasabia japonica, sendo cultivado nos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano.
No passado, era utilizada como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, por isso era e continua sendo servida com peixe cru.
A produção da Wasabia japonica é muito difícil em escala comercial, dadas as características climáticas em que esta planta se desenvolve, com água fria em regiões montanhosas, o que tornam este produto bastante caro.
O wasabi apresenta alguma semelhança com a raiz-forte tradicional Armoracia rusticana), mas tem um sabor e aroma mais delicado.
O wasabi é obtidaodo caule fresco é chamada de hon-wasabi (verdadeira raiz-forte japonesa) diferenciando-se das outras formas de apresentação. Deve ser ralado geralmente utilizando raladores orgânicos (para evitar sua oxidação), como uma lima bastante fina feita de pele de tubarão.
Como o wasabi japonês tem alto custo e é de difícil conservação (dura no máximo até 2 dias após ser ralado), é muito comum a produção de pasta de wasabi ou wasabi em pó (kona-wasabi), a partir da raiz-forte europeia, a Armoracia rusticana G. M. Sch. Preparada a partir do pó do caule seco da raiz-forte, denominado por seyo'o-wasabi, é diferente do genuíno wasabi japonês. A pasta e wasabi é produzida a partir da raiz forte europeia, misturada com outros condimentos, como mostarda, corantes e aditivos, muitas vezes utilizando na sua composição espessantes a base de lactose e/ou derivados de soja. Tal mistura é feita para tornar a pasta de raiz-forte europeia mais parecida com o wasabi japonês original.
Portanto, há que ter em mente que quando se vai a um restaurante de sushi o wasabi que nos é servido quase de certeza não é wasabi considerado verdadeiro.


